A pandemia tornou evidente a importância de espaços abertos e com uma boa ventilação natural. Apesar do nome controverso, as praças elevadas e jardins suspensos apresentam soluções espaciais que favorecem um melhor conforto térmico e brindam lugares de convivência para os moradores e, dependendo dos casos, para todos os cidadãos, junto de uma vista espetacular.
Abaixo, reunimos 10 exemplos de edifícios que escavam seus volumes para gerar esses vazios que servem para organizar o programa e trazer diversos benefícios ao projeto junto da explicação dada pela equipe de arquitetura para optar por essa composição.
Torres do Futuro / MVRDV
"A forte aparência gráfica criada pelas varandas é acentuada por grandes aberturas de cores vivas conhecidas como "conchas" que perfuram a fachada do edifício para se conectar com o corredor central, proporcionando espaços para reuniões públicas e ventilação cruzada em todas as áreas comuns no processo. Esses espaços - que surgem da necessidade de fornecer lugares de refúgio para atender aos requisitos do código de incêndio para longos corredores - ajudam a dar uma sensação de “identidade de vizinhança” a diferentes partes do edifício, com cada ambiente designado para uma atividade diferente (como ioga ou minigolfe) ou para um tipo diferente de residentes (como adolescentes ou crianças pequenas)".
The AYA Housing / Studio Twenty Seven Architecture + Leo A Daly JV
"Os arquitetos acrescentaram áreas de lazer ao ar livre em cada nível para evitar que as crianças descessem dos elevadores para chegar às brincadeiras ao ar livre".
Sede da Île-de-France / Ferrier Marchetti Studio
"O complexo está dividido em dois edifícios, que são duas variações do tema paisagístico. Um ergue-se sobre um jardim de sombra e frescor, o outro foi construído em torno de um jardim suspenso, aberto sobre uma varanda com vistas para a cidade."
Edifício 18 Robinson / KPF
"Mantendo a política de Cingapura de Substituição da Área de Paisagem, o Edifício 18 Robinson oferece espaço verde acessível ao público que é equivalente à área do terreno. Um térreo paisagístico e um Sky Garden na cobertura contemplam árvores, ventilação natural e vistas de toda a cidade."
V on Shenton / UNStudio
"Além dos programas de escritório e residencial, as torres abrigam jardins suspensos que oferecem uma vista panorâmica de 360 graus de Singapura e abrigam uma variedade de comodidades, tais como academia, piscinas e uma área de lazer para crianças, com uma vegetação verde exuberante que proporciona um ar mais fresco e limpo. Estas áreas proporcionam espaços para atividades comunitárias compartilhadas, ou para que os residentes entretenham os hóspedes."
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados
"A solução encontrada foi transferir o térreo do museu - o seu principal elemento articulador - da base para o centro do edifício, quinze metros acima do nível da Av. Paulista, criando uma relação totalmente nova e aberta entre o museu, a cidade e seus habitantes."
Dormitórios de enfermaria do Chulalongkorn Memorial Hospital / Plan Architect
"Separamos o edifício em dois lados para fazer dois arranjos de corredor com uma fenda no seu meio. Esta decisão de projeto permite mais luz natural na circulação e cria uma chaminé de ventilação no meio do edifício que facilita a ventilação do porão até o telhado".
Edifício Baigorria / BBOA - Balparda Brunel Oficina de Arquitectura
"As células do vazio, no seu encontro com a cidade configuram entradas, permitindo uma ligação visual - funcional entre a rua e o pátio interno do conjunto e otimizando a relação do edifício com o entorno urbano imediato, permitindo maior controle por parte dos usuários no nível público dos pedestres."
Jardim de Infância Northstar Nest / Shanmugam Associates
" Os espaços abertos abaixo foram criados com pontos de água, floreiras e assentos informais para atividades divertidas e interativas que se estendem desde as salas de aula."
Guangzhou Vanke Cloud / HCD-iDEA
"A fim de realizar o espaço público de uma rua num edifício alto, abrimos o 'núcleo' do edifício e desmontamos um 'núcleo grande' em vários 'núcleos pequenos'. (...) O projeto segue a lógica espacial de compartilhar um grande terraço a cada três andares, aparecendo sequencialmente em alturas não alcançáveis em quatro lados à medida que os andares mudam."